LÍNGUA INGLESA E FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS: ANÁLISE DO DISCURSO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOBRE UMA PROPAGANDA EM INGLÊS
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7270Keywords:
Língua inglesa, Inglês instrumental, Análise de discurso, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio IntegradoAbstract
Inserido na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o inglês instrumental pode constituir-se como elemento formativo no processo de construção de uma educação omnilateral. Este artigo, recorte da dissertação Língua Inglesa e Formações Imaginárias: uma análise dos discursos de estudantes de Inglês Instrumental no Ensino Médio Integrado, tem como objetivo geral analisar os discursos de discentes a partir de suas formações imaginárias sobre a língua inglesa. Os objetivos específicos foram compreender como se constituem as afirmações identitárias dos estudantes em relação à língua inglesa, a partir da análise de uma propaganda em vídeo, e observar o funcionamento de seus discursos diante desse material. A investigação e a análise dos dados tomaram como base o dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso, formulada por Michel Pêcheux e desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi. Para a construção dos fatos discursivos, consideraram-se as discussões e produções dos estudantes durante a aplicação de uma sequência didática. Os resultados revelaram tanto a sujeição à língua inglesa quanto movimentos de resistência em defesa da língua materna.
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