LÍNGUA INGLESA E FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS: ANÁLISE DO DISCURSO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOBRE UMA PROPAGANDA EM INGLÊS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7270

Keywords:

Língua inglesa, Inglês instrumental, Análise de discurso, Educação Profissional e Tecnológica, Ensino Médio Integrado

Abstract

Inserido na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), o inglês instrumental pode constituir-se como elemento formativo no processo de construção de uma educação omnilateral. Este artigo, recorte da dissertação Língua Inglesa e Formações Imaginárias: uma análise dos discursos de estudantes de Inglês Instrumental no Ensino Médio Integrado, tem como objetivo geral analisar os discursos de discentes a partir de suas formações imaginárias sobre a língua inglesa. Os objetivos específicos foram compreender como se constituem as afirmações identitárias dos estudantes em relação à língua inglesa, a partir da análise de uma propaganda em vídeo, e observar o funcionamento de seus discursos diante desse material. A investigação e a análise dos dados tomaram como base o dispositivo teórico-metodológico da Análise de Discurso, formulada por Michel Pêcheux e desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi. Para a construção dos fatos discursivos, consideraram-se as discussões e produções dos estudantes durante a aplicação de uma sequência didática. Os resultados revelaram tanto a sujeição à língua inglesa quanto movimentos de resistência em defesa da língua materna.

Author Biographies

Maria Valéria Pontes Guerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Docente EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Garanhuns, Pernambuco, Brasil.

José Reginaldo Gomes de Santana, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE)

Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Docente e Pesquisador do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Olinda, Pernambuco, Brasil.

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Published

2025-11-30

How to Cite

PONTES GUERRA, Maria Valéria; GOMES DE SANTANA, José Reginaldo. LÍNGUA INGLESA E FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS: ANÁLISE DO DISCURSO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO SOBRE UMA PROPAGANDA EM INGLÊS . Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 1–24, 2025. DOI: 10.26694/epeduc.v8i3.7270. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/7270. Acesso em: 16 dec. 2025.