CIRCO SOCIAL COMO FERRAMENTA DIALÓGICA PARA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7227Keywords:
Circo Social, Educação em Direitos Humanos, Educação Não Formal, Tecnologia SocialAbstract
Este artigo discute o Circo Social como prática pedagógica e cultural que articula arte, cidadania e direitos humanos no Brasil. Fundamentado no pensamento de Paulo Freire e no conceito de campo de Pierre Bourdieu, o estudo analisa o Circo Social como tecnologia social de educação não formal, orientada à emancipação, inclusão e formação crítica. Resgata-se seu percurso histórico desde os anos 1990, quando emergiu como resposta às demandas de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, até sua consolidação na Rede Circo do Mundo Brasil. Diferente do ensino técnico das artes circenses, o Circo Social constitui movimento ético-político que promove autoestima, cooperação e consciência cidadã. Ao dialogar com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, evidencia-se sua contribuição para a Educação Profissional e Tecnológica, configurando-se como ferramenta dinâmica e adaptável de inovação pedagógica, inclusão social e efetivação dos direitos humanos.
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