ABORDAGENS DE GÊNERO COMO FERRAMENTA PARA A DESCONSTRUÇÃO DO MACHISMO: (RE)EXISTÊNCIAS EM EPT
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7174Keywords:
. Educação Profissional e Tecnológica, Machismo, Patriarcado, GêneroAbstract
Este artigo tem como objetivo o estudo de três abordagens do conceito de gênero a partir de Joan Scott (1995) como estratégia para a desconstrução do machismo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que desde a sua gênese constitui-se como um lugar “masculino” em razão da natureza dos cursos técnicos onde historicamente normalizou-se os papéis atribuídos socialmente como masculinos ou femininos. Assim iniciamos com a primeira abordagem de gênero a partir do patriarcado, a segunda abordagem traz a tradição marxista e a terceira abordagem fundamenta-se no pós-estruturalismo. Dentre as contribuições teóricas estão Cisne (2018), Federici (2021), Manfredi (2017), Saffioti (1978). Nosso objetivo e nossa luta não é “derrubar” o machismo, mas “desconstruir”, tijolo a tijolo. O intuito não é dominar os homens, mas abordar as formas de discriminação para que tenhamos ambientes de igualdade entre os gêneros. É um artigo que traz uma discussão para aqueles e aquelas que, com sinceridade, desejam ter um novo olhar para as relações de gênero.
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