ABORDAGENS DE GÊNERO COMO FERRAMENTA PARA A DESCONSTRUÇÃO DO MACHISMO: (RE)EXISTÊNCIAS EM EPT

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7174

Keywords:

. Educação Profissional e Tecnológica, Machismo, Patriarcado, Gênero

Abstract

Este artigo tem como objetivo o estudo de três abordagens do conceito de gênero a partir de Joan Scott (1995) como estratégia para a desconstrução do machismo na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), que desde a sua gênese constitui-se como um lugar “masculino” em razão da natureza dos cursos técnicos onde historicamente normalizou-se os papéis atribuídos socialmente como masculinos ou femininos. Assim iniciamos com a primeira abordagem de gênero a partir do patriarcado, a segunda abordagem traz a tradição marxista e a terceira abordagem fundamenta-se no pós-estruturalismo. Dentre as contribuições teóricas estão Cisne (2018), Federici (2021), Manfredi (2017), Saffioti (1978). Nosso objetivo e nossa luta não é “derrubar” o machismo, mas “desconstruir”, tijolo a tijolo. O intuito não é dominar os homens, mas abordar as formas de discriminação para que tenhamos ambientes de igualdade entre os gêneros. É um artigo que traz uma discussão para aqueles e aquelas que, com sinceridade, desejam ter um novo olhar para as relações de gênero.

Author Biographies

Pérsida Pereira da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (Programa de Pós-graduação em Educação
Profissional e Tecnológica – ProfEPT/IFSul). Técnica em Contabilidade e Coordenadora de Orçamento,
Contabilidade e Finanças no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
(IFSul), Camaquã, Rio Grande do Sul, Brasi

Daniela Medeiros de Azevedo Prates, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral no Instituto de Ciências Sociais na Universidade de Lisboa. Possui Pós Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É professora de Sociologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e docente permanente e Coordenadora no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFSul). Líder no Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (GEPEJE/CNPq/IFSul). 

References

ANTUNES, Ricardo L. C. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2. ed.,10. reimpr. rev. e ampl. São Paulo: Boitempo, 2009.

BIROLI, Flávia. Gênero e Desigualdades: limites da democracia no Brasil. 1ª ed. São Paulo, SP: Boitempo, 2017.

CARDOSO, Thomas Victor Barreto. Transfeminismo: apagamento e luta das mulheres trans e travestis dentro do feminismo. Revista Brasileira de Estudos de Homocultura, v. 5, n. 18, set. – dez., 2022.

CISNE, Mirla. Feminismo e Consciência de Classe no Brasil. São Paulo: Cortez, 2015.

CISNE, Mirla. Feminismo e Consciência de Classe no Brasil. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2018.

FEDERICI, S. O Patriarcado do Salário. São Paulo: Boitempo, 2021.

FRASER, Nancy; JAEGGI, Rahel. Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica. 1ª ed. São Paulo, SP: Boitempo, 2020.

MANFREDI, S. M. Educação Profissional no Brasil: Atores e cenários ao longo da história. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

OLIVEIRA, Juliana Padilha de. “Na escola do povo, entrai, meninas...” A educação das mulheres no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro no século XIX. 2019. 61f. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2019.

SAFFFIOTI, Heleieth I. B. O poder do Macho. São Paulo, SP: Editora Moderna, 1987.

SAFFIOTI, Heleieth I. B. A mulher na sociedade de classes: mito e realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1976.

SANTOS, Elisabete; NÓBREGA, Lígia. Ensaio sobre o feminismo marxista socialista. Mneme – Revista de humanidades. Caicó, RN, v. 05, n. 11, jul./set., 2004. ISSN – 1518-3394.

SCOTT, Joan. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & realidade. V. 20(2), p. 71-99, jul./dez., 1995.

Published

2025-11-30

How to Cite

PEREIRA DA SILVA, Pérsida; MEDEIROS DE AZEVEDO PRATES, Daniela. ABORDAGENS DE GÊNERO COMO FERRAMENTA PARA A DESCONSTRUÇÃO DO MACHISMO: (RE)EXISTÊNCIAS EM EPT. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 1–11, 2025. DOI: 10.26694/epeduc.v8i3.7174. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/7174. Acesso em: 16 dec. 2025.