CURRÍCULO INTEGRADO NO EMI: HORIZONTES PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7151Keywords:
Ensino Médio Integrado; Currículo Integrado; EducaçãoAbstract
Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de analisar as práticas pedagógicas emancipatórias no contexto do Ensino Médio Integrado (EMI). A metodologia utilizada baseou-se nas fases de planejamento, seleção e extração de dados, analisando 17 estudos acadêmicos brasileiros publicados entre 2018 e 2024, a partir das bases de dados Portal de Periódicos da Capes e Google Scholar. Os resultados indicam que é crucial implementar uma política de formação continuada para servidores dos Institutos Federais (IFs) para sustentar as bases conceituais do EMI. Além disso, os achados da pesquisa sugerem a necessidade de fortalecer as políticas de integração curricular para superar os desafios impostos por outras reformas, garantindo uma formação omnilateral e emancipatória aos estudantes.
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