EDUCAÇÃO, TRABALHO E FUTURO: UM ENSAIO SOBRE TRAJETÓRIAS JUVENIS E O IMPERATIVO DA ESCOLHA PRECOCE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i3.7073

Keywords:

Juventude, Escolha profissional precoce, Educação, Trabalho, Desigualdades sociais

Abstract

Este ensaio analisa criticamente o imperativo da escolha profissional precoce imposto às juventudes brasileiras, discutindo seus impactos nas trajetórias educacionais e no mundo do trabalho. Argumenta-se que tal exigência ocorre em contextos marcados por desigualdades de classe, gênero, território e raça, condicionando as possibilidades de escolha e reforçando padrões excludentes. Examina-se o papel contraditório da escola, que pouco dialoga com as culturas juvenis e reproduz currículos fragmentados, além das tensões advindas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Também se discutem os novos sentidos do trabalho em um cenário de precarização, informalidade e reinvenção criativa. Conclui-se que a escolha profissional precoce, mais do que ato de autonomia, revela-se resposta a pressões estruturais, demandando políticas públicas articuladas que garantam educação de qualidade, inserção laboral digna e formação cidadã emancipatória.

Author Biography

Luis Fernando Howeler, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Graduado Bacharel em Fisioterapia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO) e Tecnólogo em Gestão Comercial pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), com MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Pitágoras Unopar (UNOPAR). No campo da saúde realizou atividades de extensão universitária, com ênfase em reabilitação desportiva, e desenvolveu estudos eletromiográficos e estabilométricos na área de Fisioterapia. Ademais, tem especial interesse pelo campo da administração, no qual atuou profissionalmente por meio do exercício de funções gerenciais na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), no Instituto Federal do Paraná (IFPR) e na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atualmente ocupa o cargo de Assistente em Administração, lotado na Coordenação de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Triângulo Mineiro/Campus Uberaba. Também é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em rede-ProfEPT pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

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Published

2025-11-30

How to Cite

HOWELER, Luis Fernando. EDUCAÇÃO, TRABALHO E FUTURO: UM ENSAIO SOBRE TRAJETÓRIAS JUVENIS E O IMPERATIVO DA ESCOLHA PRECOCE. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 1–10, 2025. DOI: 10.26694/epeduc.v8i3.7073. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/7073. Acesso em: 16 dec. 2025.