USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CICLO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Marcelo José e Silva Universidade Estadual do Piauí – UESPI
  • Isaías Pereira de Jesus Universidade Federal do Piauí – UFPI

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i1.6610

Palavras-chave:

Revisão Sistemática, Jogos Matemáticos, Recurso Pedagógico, Ensino-Aprendizagem.

Resumo

O uso de jogos no ensino-aprendizagem tem demonstrado que a aprendizagem pode ocorrer não somente do modo tradicional. Este estudo trata-se de uma pesquisa de revisão sistemática de literatura, tendo como objetivo principal analisar se há uma relação entre aprendizagem e uso de jogos, como um recurso pedagógico no ensino-aprendizagem da disciplina de matemática no ciclo fundamental, tendo como questão norteadora verificar se a aprendizagem da matemática está associada à forma como os conteúdos são abordados em sala de aula.Os objetivos específicos voltam-se a identificar se houve ou não melhoria na aprendizagem dos alunos, nos quais foram utilizados jogos como recurso pedagógico para o ensino dos conteúdos básicos da matemática e caracterizar o critério de avaliação e qualidade da aprendizagem da matemática no ensino fundamental. Foi feito um protocolo de busca e execução de forma a permitir que a revisão seja repetida por outros pesquisadores, possuindo três etapas: planejamento, execução ou Condução e Análise de Resultados, incluindo estudos entre 2017 e 2020, utilizando bases de busca Scielo e Google Academic, em seguida, exportado para a ferramenta Start que é um gerenciador de revisão sistemática.  Verificou-se que o uso de jogos como um recurso no ensino da matemática estabelece uma relação com a aprendizagem dos conteúdos, verificou-se que a exposição e a memorização de conteúdos não têm sido suficientes para o ensino da matemática. Outro ponto é que alguns docentes não se sentem preparados para utilizar tais recursos no ensino da disciplina.

Biografia do Autor

Marcelo José e Silva, Universidade Estadual do Piauí – UESPI

Mestre na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor na Escola municipal professor Olimpio Castro de Oliveira (SEMEC), Teresina, Piauí, Brasil. 

Isaías Pereira de Jesus, Universidade Federal do Piauí – UFPI

Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Professor do Programa de Pós – Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil. 

Referências

Avelino, A. P. S., Souza, L. P., & Santos, D. B. Atividades Diferenciadas No Ensino De Matemática: Mobilizando Saberes e Superando Dificuldades de Aprendizagem em Multiplicação e Equação do Segundo Grau. XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática, UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho.2019. Recuperado de https://casilhero.com.br/ebem/mini/uploads/anexo_final/c09c61e6ed8836cc4abcdf2e70a8f4ac.pdf.

Bessa, S., & Costa, V. G. Operação de multiplicação: Possibilidades De Intervenção Com Jogos. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, 98 (248), p. 130-147. 2017. Recuperado de http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v98n248/2176-6681-rbeped-98-248-00130.pdf

Biolchini, J., Mian, P., Natali, A., & Conte, T. And Travassos, g. Scientificresearchontologytosupportsystematic review in software engineering Adv. Eng. Inform., Elsevier Science Publishers B. 21, 133-151. 2005.

Cavalcante, R. C. M., & Fontes, W. S. J. Ensinando Matemática de Forma Lúdica e Significativa com Alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Frei Damião em Picos/Pi. VI Congresso Nacional de Educação, Fortaleza - CE de 24 a 26 de outubro. 2019. Recuperado de http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV127_MD4_SA13_ID4939_13082019153555.pdf

Conte, L. Jogos matemáticos no ensino e aprendizagem dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado como requisito para obtenção de grau (Licenciatura em Pedagogia), Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. 2019. Recuperado de https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3654.

Corecha, D. L., Prazeres, J. B., & Gonçalves, K. (2019) Jogos Matemáticos: recursos pedagógicos para ensinar-aprender as operações fundamentais. In: XIII ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática. Cuiabá, Mato Grosso. 14 a 17 de jul. 2019. Recuperado de https://www.sbemmatogrosso.com.br/eventos/index.php/enem/2019/paper/view/3277/899.

Couto, G. S., Ribeiro, V. M., & Silva, L. U. Resolvendo problemas matemáticos a partir de jogos: Uma experiência com alunos do 6º Ano do ensino fundamental. Série Educar, 25 – Matemática/Organização: Editora Poisson Belo Horizonte–MG: Poisson, p.49-55. 2020. Recuperado de https://wp.ufpel.edu.br/antoniomauricio/files/2020/04/Educar_vol25.pdf#page=49.

Engelhardt, P. M., Walter, A. R. F., Miranda, C. B., & Ferreira F. S.Jogos matemáticos: Uma experiência com os alunos do Ensino Fundamental através do Programa Institucional Residência Pedagógica. Série Educar 17 Matemática, p.44-51. 2020. Recuperado de https://www.poisson.com.br/livros/serie_educar/volume17/Educar_vol17.pdf#page=44.

Gonçalves, A. T., Almeida, W., & Silva, J. F. Batalha Naval Matemática: um relato da aplicação de jogos matemáticos no Ensino Fundamental. Tangram-Revista de Educação Matemática, 2 (4), p. 106-117. 2019. Recuperado de http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/10342.

Kitchenham, B. Procedures for PerformingSystematic Reviews TechnicalReportTr/Se-0401, 2004. KeeleUniversityAnd NICTA.

Mendes, E. &Kitchenham, B."protocol for systematic review”, available. 2005. Recuperado de https://www.cin.ufpe.br/~in1037/leitura/systematicReviewSE-COPPE.pdf.

Meira, M. N. S. Avaliação formativa em matemática no contexto de jogos: a interação entre pares, a autorregulação das aprendizagens e a construção de conceitos. Brasilia, p. 195. 2019 Recuperado de https://repositorio.unb.br/handle/10482/36112

Ribeiro, J. P. M. Uso da Tecnologia da Informação de Jogos Didáticos Como Recurso do Ensino de Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, 7 (19), p.74-90. 2020. Recuperado de https://doi.org/10.30938/bocehm.v7i19.2738.

Santos, J. E. B. &Oliveira, D.B. Instrumento didático pedagógico para o ensino de matemática: uma quebra de paradigmas a partir do brincar EBR – Educação Básica Revista, vol.5, n.1, p.133-142. 20019. Recuperado de http://www.educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/37/33

Downloads

Publicado

2025-04-30

Como Citar

E SILVA, Marcelo José; DE JESUS, Isaías Pereira. USO DE JOGOS COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO CICLO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–20, 2025. DOI: 10.26694/epeduc.v8i1.6610. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/6610. Acesso em: 18 jun. 2025.