A MOBILIZAÇÃO DO PCK DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A IMAGEM DO CIENTISTA E DO SEU TRABALHO
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i1.6471Palavras-chave:
Formação Inicial de Professores, Conhecimento Pedagógico do Conteúdo, Epistemologia da Ciência, Imagem do cientista e do seu trabalhoResumo
Este trabalho teve por objetivo apresentar indícios da mobilização do Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (Pedagogical Content Knowledge, PCK – em inglês) sobre a imagem do cientista e do seu trabalho a partir da construção de uma produção textual em uma disciplina de natureza epistemológica e didática da Ciência em um curso de formação inicial de professores de Ciências. Usamos como instrumento de coleta de dados um instrumento conhecido na literatura pelo nome de Representação de Conteúdo (Content Representation – Core, em inglês), além de recortes da produção textual. A pesquisa nos apresentou que vários conhecimentos, como, por exemplo, relacionados à compreensão de Ciência dos futuros professores, sobre estratégias didáticas e ao currículo de Ciência se entrelaçaram na produção da atividade textual. Por fim, sinalizamos a necessidade tanto para se questionar a concepção da Ciência e do seu ambiente de trabalho, mas, como trabalhar estes conhecimentos com seus futuros estudantes.
Referências
CARLSON, Janet et al. The refined consensus model of pedagogical content knowledge in science education. In: A. Hume.; R. Cooper, & A. Borowski (Editores). Repositioning pedagogical content knowledge in teachers’ knowledge for teaching science, v.1, p. 77-94. Singapura: Springer. 2019.
CHALMERS, Alan Francis; FIKER, Raul. O que é ciência afinal?. São Paulo: Brasiliense, 1993.
FERREIRA, Gabriela Kaiana; CUSTÓDIO, José Francisco. Cenários do Debate sobre a Natureza da Ciência nos Cursos de Licenciatura em Física no Brasil. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 38, n. 2, p. 1022-1066, 2021.
LOUGHRAN, John; MULHALL, Pamela; BERRY, Amanda. In search of pedagogical content knowledge in science: Developing ways of articulating and documenting professional practice. Journal of research in science teaching, v. 41, n. 4, p. 370-391, 2004.
MAGNUSSEN, Simon.; KRAJCIK, Joseph; BORKO, Hilda. Nature, sources, and development of pedagogical content knowledge for science teaching. Examining pedagogical content knowledge: The construct and its implications for science education, p. 95-132, 1999.
MARTINS, André Ferrer Pinto. Natureza da Ciência no ensino de ciências: uma proposta baseada em “temas” e “questões”. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 32, n. 3, p. 703-737, 2015.
PARK, Soonhye; OLIVER, J. Steve. Revisiting the conceptualisation of pedagogical content knowledge (PCK): PCK as a conceptual tool to understand teachers as professionals. Research in science Education, v. 38, p. 261-284, 2008.
PEREIRA, Giulliano José Segundo Alves; FERRER, André Ferrer P. A inserção de disciplinas de conteúdo histórico-filosófico no currículo dos cursos de licenciatura em física e em química da UFRN: uma análise comparativa. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 28, n. 1, p. 229-258, 2011.
SOUZA, Gislayllson Dias Santos.; SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. Natureza dab Ciência por alunos de Licenciatura em Física. Latin-American Journal of Physics Education, v. 7, n. 4, 2013.
SILVA, Marcyelma Laise Santos et al. NATUREZA DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: POR QUE NÃO?. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 3, p. 1-30, 2017.
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. A história e filosofia da ciência na formação dos professores: um estudo no curso de física da UFPI. Revista Ciências & Ideias ISSN: 2176-1477, v. 5, n. 1, p. 39-50, 2014.
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. O desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conjunto referente à temática Natureza da Ciência na formação inicial de professores de Física, 2018. [Tese de doutoramento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática] https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/BRCRIS_4e7dfd3e6616c3a4155ed2ed787247ac
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. O papel da mulher na ciência: o conhecimento pedagógico do conteúdo de uma futura professora de ciências mobilizado na construção de uma sequência didática. REAMEC-Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, v. 8, n. 3, p. 498-514, 2020.
SILVA, Boniek Venceslau da Cruz. A mobilização do conhecimento pedagógico do conteúdo sobre o cientista e a ciência: análise de uma sequência didática produzida por uma futura professora de ciências. Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciencias e Matemática, v. 1, n. 1, p. e202102-e202102, 2021.
SHULMAN, Lee S. Those Who Knowledge Growth in Teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SHULMAN, Lee S.. Knowledge and teaching: Foundations of the new reform. Harvard educational review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987.