A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REVISÃO DA LITERATURA POR MEIO DO ENFOQUE META-ANALÍTICO
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i1.6098Palavras-chave:
EJA, Tecnologia na educação, Revisão Bibliométrica, TEMAC, Google AcadêmicoResumo
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das mais desafiadoras modalidades de ensino da educação básica, haja vista que os perfis dos alunos são muito heterogêneos. De modo geral, a EJA abarca alunos de várias faixas etárias. Esses alunos trabalham durante o dia e estudam à noite. Dada a natureza desta modalidade, alunos e professores enfrentam muitos desafios, especialmente quando a motivação para a aprendizagem é um fator de forte relevância para promover o engajamento e a utilização de técnicas de aprendizagem. Portanto, a busca por recursos tecnológicos está cada vez mais frequente, pois o alvo é potencializar o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Frente a esses desafios, este artigo propõe-se a realizar uma revisão da literatura por meio de enfoque meta-analítico, na plataforma do Google Acadêmico com o auxílio do software Publish or Perish. Dessa maneira, foi possível identificar a evolução e as estratégias que os docentes têm utilizado na aplicação da metodologia de gamificação em sala de aula. Por fim, identificou-se, por meio de enfoque meta-analítico, crescimento no número de publicações ao longo dos anos, o que revelou tanto a prática exitosa na aplicação da gamificação, quanto nos desafios para implantar variadas metodologias de ensino com recursos tecnológicos.
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