A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REVISÃO DA LITERATURA POR MEIO DO ENFOQUE META-ANALÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i1.6098

Palavras-chave:

EJA, Tecnologia na educação, Revisão Bibliométrica, TEMAC, Google Acadêmico

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma das mais desafiadoras modalidades de ensino da educação básica, haja vista que os perfis dos alunos são muito heterogêneos. De modo geral, a EJA abarca alunos de várias faixas etárias. Esses alunos trabalham durante o dia e estudam à noite. Dada a natureza desta modalidade, alunos e professores enfrentam muitos desafios, especialmente quando a motivação para a aprendizagem é um fator de forte relevância para promover o engajamento e a utilização de técnicas de aprendizagem. Portanto, a busca por recursos tecnológicos está cada vez mais frequente, pois o alvo é potencializar o engajamento e a aprendizagem dos alunos. Frente a esses desafios, este artigo propõe-se a realizar uma revisão da literatura por meio de enfoque meta-analítico, na plataforma do Google Acadêmico com o auxílio do software Publish or Perish. Dessa maneira, foi possível identificar a evolução e as estratégias que os docentes têm utilizado na aplicação da metodologia de gamificação em sala de aula. Por fim, identificou-se, por meio de enfoque meta-analítico, crescimento no número de publicações ao longo dos anos, o que revelou tanto a prática exitosa na aplicação da gamificação, quanto nos desafios para implantar variadas metodologias de ensino com recursos tecnológicos. 

Biografia do Autor

Zuleide Oliveira Feitosa, University of Aveiro Department of Social, Political and Territorial Sciences, UA-Portugal

Professora substituta do Departamento de Processos Psicológicos Básicos-PPB-UnB. Pesquisadora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Transportes-PPGT, Departamento de Engenharia Civil (2021), Universidade de Brasília-UnB. Pós-doutora in University of Aveiro Department of Social, Political and Territorial Sciences, UA-Portugal. Membro da RUITEM Red Universitaria Iberoamericana de Territorio y Movilidad. Membro do grupo de investigação GOVCOPP da Universidade de Aveiro, Portugal. Pesquisadora do Projeto de Pesquisa Gestão do Conhecimento aplicado ao Exército Brasileiro ( PROJETO MAP) em parceira com UnB(2019). Pesquisadora colaboradora da Universidade de Valência - Espanha (2020). Doutora em TRANSPORTES pela Universidade de Brasília - UnB (2017). Fez doutorado sanduiche em parceria com a University of Michigan, United States (UMICH) em 2016-2017, onde desenvolveu atividade de pesquisa pelo SMART CITY, grupo de pesquisa da Universidade de Michigan-UMICH. Professora da Faculdade de Teologia - Seminário Presbiteriano de Brasília do Instituto MACKENZIE (2014). Mestre em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) pela Universidade de Brasília (2010). Especialização em Gestão da Cultura, Clima e Bem-estar Organizacional, Universidade de Brasília-UnB (2005). Psicóloga pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA (2001). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Transportes, Trânsito, Psicologia Organizacional, Comportamental e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: docência, segurança viária e educação para o trânsito. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre: comportamento, trânsito, transporte e comportamento organizacional e gestão do conhecimento. Também, desenvolve pesquisa em segurança viária e território, em parceira com as Universidades de Aveiro - Portugal, Universidade de Brasília, Brasil e de Valência-ITRANS-Espanha (https://www.uv.es/uvweb/instituto-universitario-investigacion-transito-seguridad-vial-INTRAS/es/grupos-investigacion/dats/proyectos-destacados/bici-barometro-2020-2021-1285898884606/ProjecteInves.html?id=1286143700764. Para mais informações entrar em contato via: telefone:: +5561981389556 e/ou e-mail: zufeitosa16@gmail.com, zld.feitosa@gmail.com, zufeitosa@unb.br

Patrícia Mota Milhomem, IFG

Mestre em Construção Civil pela Universidade de Brasília (em andamento), com graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará (2017). Possui experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Durabilidade, Patologia da Construção, Qualidade dos Materiais e Ensino de Engenharia.

Ilza Martins Peixoto Lemos, Universidade Estadual do Goiás

Mestranda em Gestão, Educação e Tecnologia, pela UEG/ Luziânia Goiás,
Especialista em Orientação Educacional e Ensino Especial
pela FACETEN/RR, Graduada em Letras pelo CESB, membra
do Grupo de Estudos em Formação de Professores e
Interdisciplinaridade (GEFOPI/UEG)
Docente pela SEDUC GO.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

OLIVEIRA FEITOSA, Zuleide; MOTA MILHOMEM, Patrícia; MARTINS PEIXOTO LEMOS, Ilza. A GAMIFICAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REVISÃO DA LITERATURA POR MEIO DO ENFOQUE META-ANALÍTICO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–15, 2025. DOI: 10.26694/epeduc.v8i1.6098. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/6098. Acesso em: 18 jun. 2025.