A PEDAGOGIA NO BRASIL: HISTÓRIA E TEORIA
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i1.5893Palavras-chave:
História da educação, Pedagogia;, Teoria pedagógica;, Curso de Pedagogia;, Formação de professores.Resumo
A resenha apresenta ao leitor o livro “A pedagogia no Brasil: história e teoria” de autoria do intelectual e escritor brasileiro Dermeval Saviani, livre docente em história da educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A obra reúne um conjunto de estudos teóricos e históricos sobre a pedagogia e o Curso de Pedagogia no Brasil. O autor defende o clássico, como eixo da organização dos conteúdos curriculares e a escola como lócus privilegiado para o acesso ao conhecimento no trabalho educativo. Assim, elege a história da escola básica como eixo estruturante desse processo e, parte de um corpo consistente de conhecimentos historicamente construídos, a fim de unificar a formação dos pedagogos e pedagogas. A edição cotejada foi a 3ª publicada em 2021 pela Autores Associados. A leitura do livro é indispensável para estudantes e professores da área das ciências humanas, em especial, da educação e da pedagogia que almejam apropriar-se do saber sistematizado, das teorias pedagógicas e da história da pedagogia.
Referências
BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília: CNE, 2006b. Diário Oficial da União de 16 maio de 2006. Seção 1, p.11.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 3ª Ed. Campinas, SP: Autores associados, 2021. (Coleção memória da educação).
GENOVESI. G. Pedagogía, dall´empiria verso la scienza. Bologna: Pitagora Editrice, 1999.