A PEDAGOGIA NO BRASIL: HISTÓRIA E TEORIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i1.5893

Palavras-chave:

História da educação, Pedagogia;, Teoria pedagógica;, Curso de Pedagogia;, Formação de professores.

Resumo

A resenha apresenta ao leitor o livro “A pedagogia no Brasil: história e teoria” de autoria do intelectual e escritor brasileiro Dermeval Saviani, livre docente em história da educação na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). A obra reúne um conjunto de estudos teóricos e históricos sobre a pedagogia e o Curso de Pedagogia no Brasil. O autor defende o clássico, como eixo da organização dos conteúdos curriculares e a escola como lócus privilegiado para o acesso ao conhecimento no trabalho educativo. Assim, elege a história da escola básica como eixo estruturante desse processo e, parte de um corpo consistente de conhecimentos historicamente construídos, a fim de unificar a formação dos pedagogos e pedagogas. A edição cotejada foi a 3ª publicada em 2021 pela Autores Associados. A leitura do livro é indispensável para estudantes e professores da área das ciências humanas, em especial, da educação e da pedagogia que almejam apropriar-se do saber sistematizado, das teorias pedagógicas e da história da pedagogia.

Biografia do Autor

Maria Núbia de Araújo, Programa de Pós-Graduação em Educação-Universidade Estadual do Ceará-UECE

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pelo Centro de Educação (CED-UECE). Membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP). Criadora e Coordenadora do Grupo de Estudos História, Educação e Pedagogia Brasileira (GEHEPB). Professora da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Caucaia-CE. Desenvolve pesquisas com ênfase no Curso de Pedagogia no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria pedagógica, escola, currículo e reformas educacionais.

Liária de Sousa Bezerra, Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CED-UECE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2014). Especialista em Alfabetização de Crianças e Multiletramentos (UECE). Membro do Grupo de Estudos História, Educação e Pedagogia Brasileira (GEHEPB). Seus interesses de pesquisa e produção se delineiam, principalmente, nas áreas de: política educacional na educação brasileira; formação de professores; organismos internacionais; economia política da educação; alfabetização e letramento. Possui interesse também pela área da Psicologia Histórico-Cultural (Vigotski, Luria e Leontiev). 

Referências

BRASIL. Resolução CNE/CP n.º 1 de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia. Brasília: CNE, 2006b. Diário Oficial da União de 16 maio de 2006. Seção 1, p.11.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 3ª Ed. Campinas, SP: Autores associados, 2021. (Coleção memória da educação).

GENOVESI. G. Pedagogía, dall´empiria verso la scienza. Bologna: Pitagora Editrice, 1999.

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Publicado

2025-04-30

Como Citar

ARAÚJO, Maria Núbia de; DE SOUSA BEZERRA, Liária. A PEDAGOGIA NO BRASIL: HISTÓRIA E TEORIA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 1–9, 2025. DOI: 10.26694/epeduc.v8i1.5893. Disponível em: https://www.periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5893. Acesso em: 7 jul. 2025.