EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
DA EPISTEMOLOGIA CLÁSSICA AO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v8i1.5651Palavras-chave:
método científico clássico – método complexo – pesquisa em educação – hermenêutica de segunda ordemResumo
Este artigo foi adaptado do trabalho de uma disciplina do programa de doutorado em Pensamento Complexo da Multiversidad Mundo Real Edgar Morin, México. Neste curso o aluno propõe um tema de pesquisa já no início, vai desenvolvendo estudos sobre o paradigma da complexidade e o pensamento complexo, ao mesmo tempo em que constrói seu protocolo de pesquisa e o desenvolve. A disciplina em questão tratou da ‘Evolução histórica do método científico clássico’ e desafia o aluno a refletir sobre a refletir sobre os aspectos em que este método permanece válido ou não no contexto contemporâneo. Apresentamos também neste artigo uma primeira aproximação ao tema de investigação de doutorado sobre modelos pedagógicos na formação de profissionais de Saúde da Família para o Sistema Único de Saúde (SUS), Brasil, com uma estratégia metodológica baseada na epistemologia da complexidade ou ‘hermenêutica de segunda ordem’, usando os princípios cognitivos do pensamento complexo, propostos por Edgar Morin.
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