EDUCAÇÃO INCLUSIVA E CURRÍCULO

UM ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA UFPI

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, formação docente, educação inclusiva

Resumo

A inclusão educacional constitui um dos princípios fundamentais para a construção de uma escola democrática, que reconhece e valoriza a diversidade humana. Nesse viés, o professor torna-se agente central na consolidação de uma escola verdadeiramente inclusiva, sendo sua formação um alicerce para a construção de um sistema educacional que reconhece e valoriza todas as formas de existência e de aprendizagem. O estudo visa discutir as concepções de inclusão presentes no currículo do curso de licenciatura em Geografia da UFPI, com o intuito de compreender de que forma a formação inicial tem contribuído para a preparação de professores capazes de atuar de maneira crítica e efetiva em contextos educacionais inclusivos. A pesquisa em questão, fundamentou-se em revisões bibliográficas nas quais foram consultados artigos acadêmicos, livros, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) de Graduação, dissertação e tese, como as obras dos autores Silva Neto et al. (2018); Cavalcanti (2012); Bezerra e Antero (2000); Glat, Pletsch e Souza Fontes (2007); Tavares, Santos e Freitas (2016); e Ropoli, Mantoan e Santos (2010). A pesquisa analisa trabalhos desenvolvidos no curso de Geografia da UFPI com a temática geral “Educação Inclusiva e currículo na formação docente”. Constatou-se que a organização do curso carece de maior articulação entre teoria e prática, de modo a fortalecer competências essenciais para o exercício crítico e reflexivo da docência em diferentes contextos. Conclui-se que a pesquisa contribui para o debate sobre o papel do currículo na formação inicial de professores de Geografia, destacando a necessidade de expandir o espaço destinado a discussões sobre a prática docente para/na educação inclusiva.

Biografia do Autor

Marcos Gomes de Sousa, UFPI

Doutorando em Geografia pela UFPI. Mestre em Ensino de Geografia pela UFPI (PPGGEO/UFPI). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG); e participante do Grupo de estudos e pesquisas: currículo, ensino e formação de professores de Geografia (GECEF) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Armstrong Miranda Evangelista, Universidade Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1993), Especialização em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007) e Pós-Doutorado em Geografia, linha Ensino de Geografia, pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa (2018-2019). Atualmente é professor efetivo Associado IV da Universidade Federal do Piauí. Tem experiência na área de Geografia. É professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de geografia, geografia escolar, educação e currículo de Geografia. Participa do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia - NUPEG, desde a sua fundação até os dias atuais, sendo o atual Coordenador. Coordena ainda o grupo de pesquisa GEOEDUC no CNPQ.

Downloads

Publicado

2026-01-02